Cadastro PIS 2019: Como se Cadastrar, Quem tem Direito ao PIS

O Cadastro PIS 2019 é um processo exigido para todo cidadão que deseja ser um futuro trabalhador e fazer sua Carteira de Trabalho. A emissão do Número do PIS pode ser feita de duas formas, pela internet e através do meio físico, sendo um processo muito fácil e rápido. Nos dois casos, o Cadastro PIS 2019 é gratuito.

Se você é um trabalhador que está ativo no mercado de trabalho, saiba que o Número do PIS é fundamental para você, para que assim, você possa estar vinculado a Previdência Social e ao Ministério do Trabalho, tendo direito a benefícios como o Fundo de Garantia, Abono Salarial, Aposentadoria, Seguro Desemprego, e até mesmo ao Bolsa Família se for necessário.

Cadastro PIS 2019

Cadastro PIS 2019


Porque o Cadastro PIS é Obrigatório?

Caso você não possua o Cadastro PIS 2019, não será possível fazer a sua CTPS – Carteira de Trabalho, e assim, você não estará capacitado para ingressar o mercado de trabalho, sendo incapaz de aproveitar os benefícios da aposentadoria e de outros benefícios que quem possui a Carteira de Trabalho tem direito.

Outros benefícios, como o Bolsa Família estão associados ao Número do NIT – ou seja, Número do PIS, sendo assim necessário ter cadastro no mesmo para desfrutar desse benefício.


Como se Cadastrar no PIS – Caixa Econômica Federal

Para fazer o cadastro PIS 2019, a maneira mais prática, fácil e rápida é indo até uma Agência da Caixa Econômica Federal no horário de atendimento (das 11h às 16h). No momento do cadastro você deve ter em mãos documentos de identificação básicos, como:

  • Carteira de Identidade – RG;
  • Número do CPF;
  • Comprovante de Residência.
Como se cadastrar no PIS

Como se cadastrar no PIS

Com esses documentos em mãos, você deve se dirigir ao atendimento pessoal da Caixa e solicitar o Cadastro PIS para a obtenção da sua Carteira de Trabalho, o processo é muito rápido, podendo levar poucos minutos. Quando você receber o seu número NIT impresso em uma folha de papel, deve levar o mesmo junto quando for fazer a sua Carteira de Trabalho.


Cadastro PIS pela Internet

Como dito anteriormente, além de realizar o cadastro PIS presencialmente, o mesmo pode ser realizado pela internet. Para algumas pessoas desse modo é um pouco mais complicado pois, é você que deve realizar o seu próprio cadastro, mas a grande vantagem é que você pode realizar esse processo no conforto da sua residência.

Depois que o cadastro estiver pronto, você irá receber o número do PIS como presencialmente, e assim, deve realizar a impressão do mesmo e levar junto para fazer a CTPS.

Para realizar o procedimento pela internet você irá precisar dos seguintes dados:

  • Nome Completo;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da sua Mãe Completo;
  • Documento de Identidade – RG;

Com os dados acima em mãos você já pode iniciar o Cadastro PIS 2019, para isso:

  1. Acesse o seguinte site: meuinss.gov.br;
  2. Agora no canto superior esquerdo da tela clique para realizar o cadastro de filiado;
  3. Na janela aberta em seguida você deve preencher na primeira caixa todos os dados básicos necessários do cidadão.
  4. Na segunda caixa deve informar os documentos complementares, como por exemplo:
    • Documento de Identidade (RG)
    • Carteira de Habilitação (CNH)
    • Ou algum outro documento solicitado.


O que é PIS?

O PIS, também conhecido como Abono Salarial e Décimo Quarto Salário é uma contribuição disponibilizada pelo Governo Federal para alguns trabalhadores, que devem cumprir requisitos e obrigações para receber tal benefício. A seguir você pode conferir quem são os trabalhadores que têm direito ao PIS.

O valor do benefício sempre é de um salário mínimo, e para que você saiba o dia em que seu benefício está disponível, basta ficar atento a Tabela do PIS 2019 que é divulgada pelo Governo todo ano.


Quem tem Direito ao PIS?

Para que você tenha direito de receber o PIS, é necessário que você:

  • Receba no máximo 2 salários mínimos ao mês;
  • Tenha cadastro no PIS por pelo menos 5 anos;
  • Tenha trabalhado, no ao base, por pelo menos 30 dias com a carteira assinada;
  • Sua empresa deve estar cadastrada no RAIS – Relação Anual de Integração Social.

Além do caso acima, existem casos especiais, no qual algumas pessoas têm direito ao PIS sem precisar trabalhar, isso acontece com pescadores em época de desova, pois os mesmos são proibidos pelo Governo de pescar.

Os trabalhadores rurais, além dos pescadores também recebem o PIS 2019 se forem encontrados em condições análogas ao trabalho escravo.


Como Receber o Abono Salarial?

O Abono Salarial pode ser recebido de três formas:

    • Em sua própria conta salário – Para isso, é necessário ter uma conta na Caixa Econômica Federal, e assim, o Governo fornece um aumento no seu salário.
    • Em sua própria conta corrente – Nesse caso, é possível receber somente os trabalhadores que possuem uma conta na Caixa ou que são correntistas do banco.
    • Retirar o seu próprio benefício indo até a Caixa Econômica Federal – Essa última maneira é a mais trabalhosa, pois você deve ir até uma agência com um documento com foto e seu Cartão Cidadão, ou então você pode ir até uma lotérica que realiza esse tipo de operação.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments

  1. Luciano j.de O.Domingues
    • Administrador

Leave a Reply