Como Saber o Número do PIS 2019?

Como Saber o Número do PIS 2019 – Você é um trabalhador cadastrado no PIS? E qual é o seu número? Estas perguntas chegam a ser bem comuns, ainda mais quando se está prestes a preencher algum formulário completo que solicita exatamente o número do PIS.

Com certeza, quando isso acontece, você logo percebe que não sabe de cor e procura se lembrar em que lugar guardou o número para poder consultar. Se isso aconteceu contigo alguma vez, saiba que é natural e não é o único a passar por tal situação, uma vez que não é frequente a necessidade do uso do número do PIS.

Geralmente o número do PIS é solicitado para fazer a consulta de algum benefício ou dado específico referente a sua vida de trabalhador como, por exemplo, a consulta do extrato do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Como Saber o Número do PIS

Como Saber o Número do PIS 2019

Então se você precisa consultar o número do seu PIS e não sabe como encontra-lo pode ficar tranquilo que existem vários procedimentos simples a serem executados que permite acessar a numeração rapidamente. Continue comigo que abordarei todos os detalhes sobre este assunto a partir do próximo tópico.


Quais documentos contém o número do PIS

O número do PIS está presente em uma série de documentos do trabalhador. Ele pode ser chamado, dependendo do documento de:

  • Número do PIS;
  • PIS/PASEP
  • NIT
  • NIS

Você poderá encontrar esse número em qualquer dos documentos listados a seguir:

  • Carteira de Trabalho
  • Carteira de Identidade (dos modelos mais novos)
  • Cartão Cidadão Caixa
  • Cartão Bolsa família

Como Saber o Número do PIS pelo DATAPREV

Você já ouviu falar do DATAPREV? Trata-se de uma empresa pública tecnológica que é responsável pela manutenção da base de dados sociais referentes a cada cidadão. E por meio dela se pode consultar o número do seu PIS.

Caso já tenha acessado a plataforma provavelmente não tenha encontrado alguma menção sobre o PIS. Na verdade, a informação é dada como NIT (Número de Identificação do Trabalhador) que é o mesmo número do PIS. Para conseguir encontrar o seu número do PIS é só fazer o seguinte:

  1. Acesse o site do DATAPREV neste link (cnisnet.inss.gov.br)
  2. Clique em “Inscrição”
  3. Clique em “Filiado”
  4. Em “Nome do Filiado” preencha o seu nome completo corretamente
  5. Em “Nome da Mãe” clique no quadro “ignorado”
  6. Informe a sua data de nascimento
  7. Digite o número do seu CPF
  8. Digite o texto da imagem apresentada
  9. Clique no botão “Continuar”.

Na nova página, verifique no alto da tela o seu número de inscrição, o qual geralmente é apresentado em uma barra vermelha.


Como Saber o Número do PIS pela Internet

Além da consulta pelo CNIS DATAPREV você pode também encontrar o número do seu PIS na própria carteira de trabalho – nos modelos mais antigos, em “Anotações Gerais” e nos atuais na página principal – e ainda por telefone através da Central da Caixa no número 0800 726 0207.

Viu como é simples, fácil e rápido? Agora me diga, qual foi o meio apresentado que você mais gostou?


Para que serve o Número do PIS

Antes de falar propriamente do número é importante falar sobre o próprio PIS 2019, cuja sigla significa “Programa de Integração Social” que foi criado na década de 1970 pelo Governo Federal. Naquela ocasião, surgiu também o PASEp 2019 (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor).

Ambos os programas possuem semelhanças, tanto que é comum cita-los juntos de modo que muitas pessoas acreditam que se trata de uma única coisa só. Entretanto, a principal diferença entre eles é a seguinte: o PIS é direcionado para os trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o PASEP é para os trabalhadores do setor público.

Para que serve o número do PIS

Para que serve o número do PIS

Uma das principais finalidades do PIS é promover a chamada integração entre os trabalhadores ao desenvolvimento das empresas, de modo que se proporcione aos primeiros uma melhor distribuição de renda através de benefícios trabalhistas como é o caso do Abono Salarial e do Seguro Desemprego.

Sendo assim, é obrigatório que cada empregador cadastre os seus funcionários no programa, o qual pertence ao sistema da CEF (Caixa Econômica Federal), e que tem a responsabilidade de realizar os pagamentos do benefício.

Por ora, vale mencionar que esse cadastro é realizado somente uma única vez, geralmente no primeiro emprego com carteira assinada. E se você vier a trocar de emprego permanecerá com este mesmo número ao longo de sua vida.

Por outro lado, quando o trabalhador é cadastrado no PIS logo se sente motivado a manter o seu emprego com a carteira assinada, pois é justamente através dela que se tem um dos requisitos mais importantes para receber o Abono Salarial a cada ano.

Gostou do Artigo? Avalie abaixo: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply